Fotografia Digital

Fotografia Digital

A definição de “fotografar” é escrever com a luz.

Evolução Tecnológica

Recentemente passamos pelo aprimoramento de uma evolução tecnológica na “arte de fotografar”; a máquina fotográfica mecânica ( analógica ) deu lugar a uma versão mais aprimorada ( digital ), que tem sua preferência numa extensa gama de usuários que abrange : curiosos, iniciantes, estudantes e até quem vive de fotografia profissionalmente. Porém não nos esqueçamos daqueles que utilizam a versão analógica por preferência ou exigência profissional, tema este que não contempla dessa matéria.

filme-cartão-ronmidia

O Filme de 36 Poses

O filme de 36 poses, deu lugar ao cartão de memória eletrônico ( SD Card, SDHC, Compact Flash, MemoryStick ), ofertando aos usuários do novo sistema ( fotografia digital ); a possibilidade de realizar inúmeras fotos, que ficam armazenadas nele; restritas apenas ao saldo do espaço desse cartão para o armazenamento de novas fotos.

Câmeras Fotográficas Digitais

O mundo da versão digital das câmeras fotográficas permite ainda, que após o registro da foto, possamos conferir se a foto registrada ficou boa ( preview ) ou se temos de registrar uma outra porque o “motivo” fotografado; não ficou adequadamente iluminado, ficou fora de foco ou tremido ou então; um outro fator que desclassifique a foto. Este ponto é muito importante pois, na época em que somente o filme reinava, tínhamos de levar este para revelação e só então; com a foto em mãos, conferíamos se a fotografia registrada no filme havia ficado boa. Não eram raros os casos, especialmente aos não profissionais, em que de num filme de 36 poses, “x” foto(s) não podiam ser revelada(s); pois havia sido transferido ao filme: uma tarja negra, falha ou borrão naquela posição do filme.

Fotos Digitais em Galerias Virtuais

Hoje, graças a câmera fotográfica digital; fotografamos muito e revelamos poucas fotos. Algumas dessa fotos compartilhamos nas redes sociais para que todos vejam.

Também é comum armazenar nossas fotografias em sites destinados a esse fim. Particularmente não sou adepto dessa opção; pois muitas das vezes esse sites te ofertam esse espaço para armazenamento, de suas fotos, de forma gratuita e quando esses sites deixam de existir; suas fotos neles armazenadas também !

Outra possibilidade é armazenar suas fotos no disco rígido do seu computador. Através de softwares específicos é possível criar grupos de fotos de um mesmo tema e organizar as fotos em galerias por temas/assuntos como por exemplo: viagem a disney, formatura, fotos pessoais, trabalho de escola e assim por diante; mas dependendo do formato de cada fotografia assim como o tamanho individual de cada foto, podemos ter um espaço precioso do nosso disco ocupado com nossas fotografias.

hd-externo-no-notebook

Aconselho que você compre um HD externo ( disco rígido ) para armazenar suas fotos. Esses discos rígidos externos são pequenos, leves e bastante versáteis. Para seu funcionamento faz-se necessário apenas a conexão ao computador ( desktop / notebook ) via porta USB. Existem variações desse produto com fonte de energia externa.

Procure por um modelo de HD externo, que suporte USB versão 3.0 que te proporcionará maior velocidade nas tarefas de leitura e gravação ( escrita ) de dados. A entrada USB 3.0 ( cor azul ) é totalmente compatível também com dispositivos USB 2.0. Quanto a capacidade de armazenamento prefira uma versão de HD externo com capacidade de armazenamento de pelo menos, 1 T ( um terabyte ).

Abaixo podemos observar alguns registros fotográficos.

[unitegallery galeria_01_ronmidia catid=1]

 

Curso de Pós Produção Fotográfica

Profissional para Amadores

banner-250x250-pos-producao-de-fotos